- "O átomo começou por ser uma hipótese, uma suposição simplesmente cómoda para tornar mais fácil a interpretação do Universo, e acabou por ser um 'objecto', uma 'coisa', que se pode dirigir, dominar, criar e destruir. E assim sucedeu com o átomo: nasceu na imaginação e, afinal, existia." (Rómulo de Carvalho, "História do Átomo", Atlântida Editora, Coimbra, 1975; In artigo "Os meus livros favoritos de Rómulo de Carvalho", págs. 15 a 17, Gazeta de Física, vol. 20, fasc. 1, Janeiro/Março, 1997)
"Falar apenas certamente faria adormecer os alunos. Convinha ilustrar aquilo que se dizia. E as experiências são muito atraentes. Além daquilo que se quer provar, há sempre pormenores, coisas originais, que os alunos vão descobrindo. Acho que o recurso à experiência é fundamental para o ensino. Pelo menos na Física e na Química. Eu mesmo imaginei muito material para as minhas experiências. Quando estava no Pedro Nunes, pedi ao reitor que pusesse uma mesa de carpinteiro no laboratório de Física. Construía muitos objectos necessários que não havia no liceu. E imaginava outros". (“Rómulo de Carvalho"; in Jornal de Letras, Ano XVI, nº 680, 6 a 19 de Novembro, 1996)
Wednesday, February 14, 2007
A dinâmica da Experimentação na sala de aula
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